Após o sucesso da primeira edição do curso online "(e)mission (im)possible", e graças ao feedback recebido, uma segunda edição, melhorada, foi lançada, no passado dia 16 de outubro de 2023.
Para quem não teve a oportunidade de concluir a formação, na primeira edição, ou está, apenas agora, a ter conhecimento do curso, estão abertas as inscrições para a nova edição, cujo objetivo é adquirir competências para integrar a Ação Climática nos sectores do Desenvolvimento, da Cooperação e da Ajuda Humanitária.
O que o curso oferece?
Para as/os potenciais formandas/os que se identificam com os temas, esta é uma ação única em que não vai querer deixar de participar. O curso é totalmente gratuito, cofinanciado pela União Europeia e promovido por Organizações Não Governamentais (ONG) de três países: Itália (
A Sud,
Un Ponte Per,
Fondazione Ecosistemi), Espanha (
Iroko,
Bosque y Comunidad e
Universidade de Cádis), Portugal (
AIDGLOBAL).
O curso é constituído por 4 módulos distintos, totalizando aproximadamente 25 horas de conteúdo, que incluem vídeos, leituras interativas e testes para avaliar os conhecimentos adquiridos. O acesso às aulas e ao material estará disponível, a qualquer momento, durante o período de decorrência da ação, que encerrará no dia 16 de dezembro de 2023.
Após a conclusão do curso, que implica um mínimo de 50% de respostas corretas nos testes, os participantes receberão um certificado e 1 crédito ECTS, emitido pela Universidade de Cádis.
O curso "(e)mission (im)possible" é o resultado da colaboração entre Organizações que trabalham nas áreas do Clima, Alterações Climáticas, Cooperação, Reflorestação e Desenvolvimento, a fim de promover ações que reduzam as emissões de gases de efeito estufa e os seus impactos no Ambiente.
À medida que as Alterações Climáticas afetam, principalmente, as populações mais vulneráveis, considera-se imperativo o apoio às comunidades e territórios, tendo em vista um Compromisso Climático de Cooperação e Desenvolvimento.
As Alterações Climáticas causadas por atividades humanas resultam em migrações climáticas, catástrofes naturais e fenómenos meteorológicos extremos. Abordar as Alterações Climáticas é, pois, essencial para mitigar os seus efeitos e as suas consequências, contribuindo, assim, para o Desenvolvimento Sustentável.
Cada Organização do terceiro sector tem, pois, um impacto no ambiente e no clima, através de aquisições/compras, viagens, energia e políticas. Como pode alguém que trabalha ou pretende exercer funções no sector comprometer-se a incluir a Ação Climática no seu labor quotidiano? E quanto à obtenção de financiamento e à divulgação do que se faz? Poderão tais aspetos ter menos impacto no nosso Clima vulnerável?
Através do projeto “(e)mission (im)possible”, tenta dar-se alguns contributos sobre soluções e práticas bem como ferramentas e informações sobre todos os aspetos referidos.
Se está interessada/o no tema e deseja participar no curso, inscreva-se,
aqui e agora, para não perder a oportunidade de aprender e contribuir para um mundo mais sustentável.
Fique atenta/o e matenha-se atualizada/o sobre as próximas oportunidades de aprendizagem e eventos.
Junte-se à comunidade do “(e)mission (im)possible” comprometida com a Ação Climática!
Para saber mais sobre o projeto, consulte,
aqui, o
Website e visite, também, a sua página, no
Website da AIDGLOBAL. Subscreva a
Newsletter.
Siga o
LinkedIn do projeto e as redes sociais da AIDGLOBAL (
FB,
IG e
IN).
O projeto
“(e)mission (im)possible” é um projeto europeu cofinanciado pelo
Programa Erasmus + da
União Europeia, tendo como entidade promotora a
A Sud – Ecologia e Cooperazione ONLUS, e como entidades parceiras a
AIDGLOBAL, a
Iroko – Desarrollo Forestal Sostenible, a
Bosque Y Comunidad, a
Fundazione Ecossistemi, a
Universidad de Cádiz e a
Un Ponte Per.