No âmbito das Alterações Climáticas, a Organização deu as boas-vindas ao novo projeto europeu “(e)mission (im)possible”, que visa desenvolver um caminho inovador sobre neutralidade climática nos sectores da Cooperação para o Desenvolvimento e da Ajuda Humanitária.
Na Região Autónoma da Madeira, iniciou-se o projeto “Dialogar e Agir por + Igualdade na R.A.M.”, que aborda os temas da Pobreza e Violência Doméstica, reforçando a capacitação da AIDGLOBAL a nível organizacional.
Fruto de bons resultados e parcerias estratégicas, a Organização investiu no projeto “Escola Comunitária para a Empregabilidade e o Voluntariado”, focado na promoção da empregabilidade e do voluntariado na Ilha do Porto Santo.
Já em Moçambique, através do programa “Passaporte para a Leitura” foi inaugurada a 28ª Biblioteca Escolar na Rede de Bibliotecas Escolares do Distrito do Chibuto.
Por fim, com o projeto de 4 anos “Educadores em Movimento – Uma Educação Itinerante para a Primeira Infância”, Fase 1, resultou na criação de 5 Escolinhas Comunitárias no distrito do Chibuto e na capacitação de mulheres para desempenhar funções de “Educadoras em Movimento”. Neste contexto, foi criada a coleção “Livros para Começar”, com quatro livros infantis bilíngues já concebidos e publicados em português e changana.
A Fundação Calouste Gulbenkian e a Plataforma Portuguesa das ONGD lançaram o projeto piloto “PairUp!”, do qual a AIDGLOBAL participou, nas áreas da comunicação, avaliação e impacto, estratégias de advocacy, gestão administrativa e financeira, gestão de recursos humanos, gestão de projetos, capacitação, tecnologias e gestão de dados, e angariação de fundos. Este programa consistiu numa visita de aprendizagem internacional, neste caso em Moçambique, a fim de promover a observação e a troca de experiências entre profissionais de diversas áreas de trabalho, que seriam definidas de acordo com propostas pré-acordadas no programa.
Arrancou o mais recente projeto da Organização – o “Re:Thinking Global!” –, que intenta consciencializar o público para questões ambientais e combate às Alterações Climática, por meio da criação de materiais educativos, e promover uma transformação socioecológica na Educação para o Desenvolvimento Sustentável e Aprendizagem Global na Europa.
Em Moçambique, no âmbito do maior e mais antigo programa da AIDGLOBAL, “Passaporte para a Leitura” (desde 2008), realizou-se o 7º Encontro de Diretores/as e Professores/as da Rede de Bibliotecas Escolares do Distrito do Chibuto. Durante este encontro, foi criada uma parceria improvável entre a Associação Moçambicana Black Bulls (futebol) e a AIDGLOBAL, com o objetivo de aumentar o acesso à Educação de Qualidade, através do desporto.
Além disso, 2023 marcou o início da 2ª Edição do projeto “Educadores em Movimento – Uma Educação Itinerante para a Primeira Infância – Fase 2”, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian. Este projeto visa fortalecer os serviços de Educação de Infância Itinerante (EII) em cinco comunidades, melhorando a qualidade educativa, a administração e a supervisão escolar. Também continuará a capacitar e apoiar mulheres das comunidades para exercerem funções de Animadoras/“Educadoras em Movimento”.