Jovens de Portugal, Roménia, Itália, Grécia e Áustria uniram-se a jovens santomenses, autoridades e organizações locais para um Campo de Voluntariado Internacional, em São Tomé, com o objetivo de promover a Justiça Climática e de Género. A iniciativa, que decorreu entre os dias 16 e 30 de agosto, no âmbito do projeto Ecoality: Jovens e Autoridades Locais Juntos pela Justiça Climática e de Género, constituiu alvo de interesse da RTP, que acompanhou e fez uma reportagem sobre a visita do grupo a uma cooperativa de produção de cacau.
O Campo de Voluntariado Internacional foi organizado com o apoio da WACT - We Are Changing Together. Durante a experiência, os participantes, com idades entre 18 e 29 anos, aprofundaram temas como a Justiça Climática e a Justiça de Género, através de atividades conjuntas com a comunidade local. A iniciativa visou mobilizar a juventude a comprometer-se com desafios globais, reforçar a cooperação com as autoridades locais e incentivar a criação de campanhas e projetos futuros, nos seus países de origem.
As/os intervenientes tiveram a oportunidade de participar em diversas atividades, como ações de voluntariado nos projetos Bô Energia e Sebê Nón, além de mesas-redondas sobre a realidade da Europa e de São Tomé, em relação aos desafios ambientais e sociais. O Campo de Trabalho não se limitou a uma experiência de um grupo de voluntários de diversas nacionalidades , proporcionou-lhes, também, uma imersão cultural com visitas a lugares históricos e a projetos locais, como o Projeto Rizoma, destinado a crianças e jovens vulneráveis.
Esta ação integra-se no projeto “Ecoality – Jovens e Autoridades Locais Juntos pela Justiça Climática e de Género!”, cofinanciado pela Comissão Europeia e pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., e implementado, em Portugal, pela AIDGLOBAL e pelo Município de Loures.