In Educação Ambiental, Portugal, AIDGLOBAL, Educação, Cidadania, Direitos Humanos, Ecoality,

Primeiro Campo de Voluntariado e Ativismo Ecoality reuniu jovens, em Loures, em prol da Justiça Climática e de Género

O Parque Municipal do Cabeço de Montachique, em Loures, acolheu, de 13 a 21 julho, o Primeiro Campo de Voluntariado e Ativismo “Ecoality”, uma iniciativa que juntou jovens entre os 15 e os 18 anos, para refletirem e atuarem em torno das questões da Justiça Climática e da Equidade de Género.


Promovido pela AIDGLOBAL — Acção e Integração para o Desenvolvimento Global, em parceria com o Município de Loures, o Campo insere-se no âmbito do projeto europeu “Ecoality: Jovens e Autoridades Locais Juntos pela Justiça Climática e de Género”, cofinanciado pela Comissão Europeia e pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.
 
Durante 8 dias, jovens participantes foram convidadas/os a envolverem-se em atividades que promovem a reflexão, a cooperação e a capacitação, num espaço intergeracional que junta, igualmente, crianças e seniores. O objetivo foi criar um ambiente propício ao diálogo sobre a interseccionalidade entre as mudanças climáticas e a equidade de género, fomentando uma cidadania ativa e consciente.
 
As atividades foram dinamizadas pela equipa da AIDGLOBAL e contaram com a colaboração da Start.Social — Cooperativa Sócio-Educativa para o Desenvolvimento Comunitário, da Associação Luiz Pereira Motta (Estrutura Residencial para Pessoas Idosas) e do Centro Social e Paroquial de São Pedro de Lousa, instituições às quais a AIDGLOBAL expressa, novamente, o seu agradecimento pela disponibilidade e envolvimento.
 
O Campo de Voluntariado e Ativismo do projeto “Ecoality” constituiu, assim, um espaço privilegiado de aprendizagem, partilha de experiências e promoção de valores fundamentais para um futuro mais justo, sustentável e inclusivo.