In NEAR, 2022, Portugal, Migrações,

46 horas dedicadas à agricultura urbana e empreendedorismo

Entre os meses de outubro e dezembro, a AIDGLOBAL, em parceria com o Centro Social Paroquial da Charneca – Galinheiras SS.CC. e a Culturface – Associação Cultural Para o Desenvolvimento, promoveu 21 sessões de capacitação, teórico-práticas, sob o mote “Horta Comunitária”


A atividade contou com a presença de 13 pessoas refugiadas e requerentes de asilo, oriundas de Serra Leoa, Afeganistão, Gana e Congo. Para enriquecer a formação juntaram-se ao grupo, utentes idosas/os portugueses/as do Centro Paroquial.
As/Os beneficiárias/os participaram em sessões multidisciplinares, dedicadas à promoção da integração cultural e da orientação para o mercado de trabalho: apresentação da cultura portuguesa, simulação de conversas em português, desenvolvimento da comunicação em vendas e marketing e empreendedorismo.

Todas as vertentes teóricas foram abordadas em simultâneo com a criação da “Horta Comunitária”, parte prática do projeto que teve lugar no jardim do Centro Social Paroquial da Charneca.
As sessões práticas foram fundamentais para o estabelecimento de uma ligação entre as/os participantes recém-chegadas/os e a comunidade local bem como para o conhecimento do Bairro das Galinheiras, através de uma entidade do bairro. Sob a orientação do técnico agrícola, João Santos, as/os beneficiárias/os partilharam e trocaram experiências que contribuíram para a construção de novas relações interpessoais e aquisição de novas competências, na área da agricultura biológica.
Após o período de formação, e já com capacidades adquiridas, as/os beneficiárias/os tiveram a oportunidade de colocar em prática o que aprenderam nas sessões, através da venda dos produtos cultivados na Horta comunitária, na Feira das Galinheiras.
No final, as/os participantes, entusiasmadas/os com o resultado deste grande trabalho de equipa, consideraram este dia “incrível”, “maravilhoso” e “único”, o que comprova o impacto positivo de mais uma ação enquadrada no projeto “NEAR”.

NEAR – NEwly ARrived in a common home” é um projeto europeu financiado pela Comissão Europeia, no âmbito do Fundo de Asilo, Migração e Integração (AMIF) tendo como entidade promotora a Fundação ISMU e como entidades parceiras a Tamat, a CARDET, a AIDGLOBAL e a Università Cattolica del Sacro CuoreEm Portugal, este projeto está a ser desenvolvido na Zona de Lisboa.