In Portugal, Direitos Humanos, Madeira, Associativismo, 2023,

UMa recebe Estudantes em Sessões de Sensibilização para a Participação Jovem

No âmbito do projeto "Dialogar e Agir por + Igualdade na R.A.M.", promovido pela AIDGLOBAL, em parceria com a Universidade da Madeira (UMa), uma série de sessões de sensibilização foram dinamizadas junto das/os estudantes da UMa. Ocorridas entre os dias 25 e 26 de setembro bem como no dia 17 de outubro deste ano, visaram consciencializar as/os jovens para  o seu papel na sociedade, incentivando-as/os a tornarem-se agentes de mudança.


As ações integraram-se nas unidades curriculares: Práticas Pedagógicas 1, Correntes Contemporâneas da Pedagogia, Educação e Cidadania e Intervenção Comunitária. O objetivo principal foi mobilizar e destacar a importância da participação jovem, através da implementação de métodos participativos, incentivando as/os estudantes a envolverem-se, enquanto educadores/as, em questões da atualidade, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em particular, a Violência Doméstica e a Pobreza. As sessões enfatizaram diversas formas de participação cidadã e salientaram a relevância das petições como uma ferramenta de mudança social.

Uma das dinâmicas usadas foi o exercício "termómetro de participação" para medir o envolvimento em causas cidadãs. As/Os estudantes, também, foram incentivadas/os a conhecerem e apoiarem petições e Organizações, como a Amnistia Internacional, que trabalham para promover os Direitos Humanos e as mudanças sociais.

Uma atividade marcante foi o “teatro de improviso”, em que foram apresentadas performances sobre palavras-chave, como Violência Doméstica, Pobreza, Política, ODS, Educação, Juventude, Participação e Cidadania. A participação foi avaliada positivamente, destacando-se o comprometimento das/os alunas/os.
Estiveram presentes 90 estudantes de ambos os sexos, e  constatou-se, positivamente,  o recurso ao trabalho em equipa, no decorrer das atividades.

As Sessões de Sensibilização do projeto "Dialogar e Agir por + Igualdade na R.A.M." têm como intuito capacitar as/os jovens a tornarem-se cidadãs e cidadãos ativas/os e participativas/os, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva, democrática e promotora dos Direitos Humanos.

"Dialogar e Agir por + Igualdade na R.A.M." é promovido pela AIDGLOBAL, em parceria com a Universidade da Madeira, e financiado pelo programa Programa Cidadãos Ativ@s dos EEA Grants, tendo como Operadores a Fundação Calouste Gulbenkian e a Fundação Bissaya Barreto.