A quinta e última Reunião de Coordenação Internacional do projeto “(e)mission (im)possible” realizou-se, em Lisboa, entre os dias 06 e 07 de junho, nas instalações do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ, I.P.), onde está sedeada a AIDGLOBAL.
A
AIDGLOBAL organizou e acolheu o encontro, tendo estado presentes 9 representantes das 6 Organizações parceiras, designadamente a promotora do projeto –
A Sud – Ecologia e Cooperazione ONLUS (Itália) – e as restantes parceiras do consórcio de Itália –
Iroko – Desarrollo Forestal Sostenible,
Fundazione Ecossistemi e
Un Ponte Per – e de Espanha –
Bosque Y Comunidad e
Universidad de Cádiz.
A abertura do encontro ficou a cargo da AIDGLOBAL, que deu as boas-vindas a todos os intervenientes, seguindo-se um quebra-gelo e a apresentação do programa e ordem de trabalhos que marcariam estes dois dias de atividades.
Fazer um balanço-conjunto do decurso do projeto, avaliar os resultados das atividades já levadas a cabo e planear os próximos passos para as últimas ações a implementar, em particular os eventos multiplicadores, os
webinars e o quadro metodológico sobre Ação Climática nas ONGD, a serem concluídos até ao final do ano, foram objetivos da sessão. Neles se incluiu, também, o debate do Plano de Ação para a Exploração e a Sustentabilidade (ESAP) e, ainda, a revisão das questões finais de gestão administrativa e financeira, tendo em vista o relatório final.
No primeiro dia, foram divulgados alguns resultados do projeto, nomeadamente o arranque da 3ª edição do curso
online, gratuito, a ser realizado, inicialmente, através da plataforma
e-learning Training For Change. De seguida, informou-se que o
Toolkit, o manual e anexos sobre Ação Climática estão, de momento, a ser traduzidos para as línguas portuguesa e francesa, que, em breve, estarão disponíveis, tanto no
Website do projeto como nos canais
Webs das entidades.
Após uma manhã de trabalho produtivo, realizou-se um almoço-convívio, tendo-se, de seguida, reiniciado os trabalhos, com a divulgação das próximas atividades a terem lugar no último quadrimestre de 2024.
Prevê-se a realização de mais dois Eventos Multiplicadores: no mês de setembro, em Bruxelas, Bélgica, dinamizado pela UN Ponte Per e, no mês de outubro, em Cádiz, Espanha, promovido pela Universidad de Cádiz, que serão os últimos de seis a serem executados no âmbito do projeto “(e)mission (im)possible”. Foram programados quatro
webinars, em locais ainda por definir, para apoiar a criação de redes e promover os resultados do projeto, entre os meses de outubro e novembro.
No segundo e último dia do
Transnational Project Meeting (TPM), discutiu-se o Quadro Metodológico para Ação Climática nas ONGD, com vista ao desenvolvimento de competências de neutralidade climática entre representantes de CD&H, académicos do IES e algumas ONGD externas à parceria. Dele, decorrerá a replicabilidade do esquema de formação do projeto, com a finalidade de multiplicar os impactos dos atuais e futuros profissionais. A divulgação deste Quadro está prevista para os meses de setembro, outubro e novembro.
As organizações parceiras discutiram questões relacionadas com o Plano de Ação de Exploração e Sustentabilidade. Entre elas, destacam-se: a reprodução das ações implementadas, estratégias para aumentar a eficácia e garantir a sustentabilidade dos resultados e facilitar o seu acesso a outras, expansão do alcance do projeto por meio de diferentes redes, identificação das principais partes interessadas e grupos-alvo com avaliação de benefícios, decisão sobre a manutenção do
Website e das redes sociais do projeto, após conclusão, e consideração do uso dos recursos disponíveis para influenciar politicamente.
Foi reforçada a importância de comunicar pelos meios digitais que as Organizações parceiras dispõem, no que respeita às atividades que estão, ainda, para vir - eventos multiplicadores e
webinars.
No final, analisou-se a possibilidade de execução e acompanhamento do projeto, ao nível da sua gestão financeira e administrativa.
Durante o encontro, houve ocasião para um jantar convívio e conhecer o melhor o que a cidade de Lisboa tem para oferecer a quem a visita, desfrutando de uma capital autêntica, onde hábitos antigos e história secular se cruzam com animação cultural e inovação tecnológica. As Organizações parceiras regressam, assim, aos respetivos países de origem muito satisfeitas.
O encontro enquadra-se no projeto europeu
“(e)mission (im)possible”, cofinanciado pelo
Programa Erasmus + da União Europeia.